(Ezequiel 47:1-10)
Deus esta falando sobre duas coisas aqui. A primeira é sobre relacionamento com Ele, e a segunda é o fruto deste relacionamento. Assim como duas pessoas que se amam entram em um relacionamento profundo e através deste relacionamento geram frutos.
Assim um relacionamento de Amor com Deus produz bons frutos em nossas vidas. O cristão, no sentido individual e coletivo, é a luz do mundo. Se suas atitudes e relacionamentos não são de conformidade com a natureza de Cristo, a luz se retira, e o cristão se torna parte do problema e não da resposta para o mundo.
Cristo é a luz para nós. Sua presença habitacional em nós é a resposta para o problema básico de uma vida ou de um povo.
Daí a vital importância do nosso relacionamento com Deus, da nossa intimidade com Ele.
QUATROS NIVEIS DE RELACIONAMENTO.
Águas no tornozelo – Relacionamento superficial. Sente-se bem, e refrescante, relaxa e faz por momento esquecer os problemas. Mas não passa disso, da superficialidade. Consequências de um relacionamento assim: torna-se monótono e logo a pessoa procura outra coisa para se sentir bem. Assim são as pessoas que entram num relacionamento superficial com Deus, elas em primeiro momento, sentem alegria, mas é uma alegria superficial e passageira, logo estão buscando outra coisa e até esquecem-se da decisão que vez no dia que ouviu a Palavra de Deus.
Águas no joelho – Relacionamento de entregas seguras. Vai um pouco além do superficial, ela até arrisca em fazer alguma coisa que precisa um pouco de fé. Mas ainda quer manter-se dona da situação, controlar seu destino e saber que as coisas esta debaixo de suas rédeas. Ela sabe que não pode fazer muita coisa, nem por ela mesma. Mas tem medo de fazer uma entrega e perder o controle e ter prejuízos. Pessoas assim não gostam de submeter-se a Palavra de Deus, pois se consideram autossuficientes e só vão até onde podem voltar facilmente, nunca abandonam a velha vida e os antigos costumes.
Águas no lombo- Relacionamento de entrega satisfatória, mas não total. E um bom relacionamento, mas não é o melhor. Ele traz a sensação que a pessoa esta totalmente entregue, mas existem os pés no chão que mostra que se ela decidir pode voltar. São pessoas de compromisso, que se arriscaram pouco mais, que investem no relacionamento, mas vez o outra voltam até o ponto de pé e ainda temem ir além, nunca desfrutam de uma dependência total de Deus.
Águas mais fundas. Relacionamento profundo. Não adianta tentar passar para este nível de relacionamento como os pés no chão, não é possível, a única alternativa para este relacionamento é a dependência total.
Quando se chega neste nível não há medo que impeça de fazer entrega. Não que o medo não exista, mas a vontade de entregar-se e maior, a vontade de ir além e maior, a vontade de descobrir coisas mais profunda e maior. Saber que é as águas que te controlam assustam porque você nunca Sabe onde elas podem dar. Mas a confiança e maior que o medo.